segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dieta Vegetariana

Atualmente, muitas pessoas têm se preocupado não somente com a saúde e com a qualidade de vida, mas também com a preservação ambiental e um desenvolvimento sustentável. A partir destes princípios, o número de pessoas que se tornam vegetarianos (tanto os ovo-lacto-vegetarianos ou vegans) tem aumentado de maneira significante. Sendo assim, a transição deste tipo de alimentação deve ser realizado com cautela, e com acompanhamento nutricional adequado, para garantir que a saúde e qualidade de vida serão mantidos. Portanto, consultar um nutricionista seria a maneira mais indicada para começar a ter uma alimentação vegetariana para receber a orientação correta de como realizar esta transição, pois ser vegetariano não é implica apenas em não consumir carne.


Não há contra-indicações quanto a aderência de uma dieta vegetariana. Mas, precisamos ter cuidado em como realizá-la, pois algumas vitaminas possuem suas principais fontes em alimentos de origem animal, e isso pode em longo prazo trazer prejuízo se a alimentação do vegetariano não for bem equilibrada. Mas isso pode acontecer com qualquer alimentação deficiente. Por exemplo, grande parte da população não é vegetariana, mas tem uma alimentação monótona, deficiente em uma série de nutrientes. Então, o importante é ter uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, rica em verduras, legumes, frutas, oleaginosas, cereais e grãos integrais, evitando a monotonia alimentar, pois o que tem um alimento não tem em outro e vice e versa, portanto, a variedade é a palavra fundamental. É importante lembrar que esta alimentação deve ser realizada com orientação nutricional para individualizar o plano alimentar e sempre realizar exames para certificar-se que a saúde não está tendo prejuízo. Eventualmente, pode ser realizada uma suplementação de nutrientes caso seja necessário, mas esta deve ser prescrita de forma individual.

Os principais nutrientes que devemos prestar atenção ao consumir uma dieta vegetariana são aqueles em que os alimentos de origem animal são fonte, por exemplo:

  • Proteínas: consuma fontes protéicas de origem vegetal como feijão, grão de bico, soja, quinoa, etc.
  • Vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B12: consuma cereais integrais como arroz integral, trigo sarraceno integral, aveia integral, levedo de cerveja, algas marinhas, etc.
  • Ferro: consuma alimentos fonte de ferro de origem vegetal como aveia, feijão, folhosos verdes, brócolis etc., em conjunto com fontes de vitamina C que aumentam a biodisponibilidade deste ferro, como frutas cítricas, tomate, morango, pimentão, goiaba, maçã, etc.

Portanto, realizar este tipo de dieta e hábito de vida pode também ser um sinônimo de saúde e bem-estar, desde que seja praticada com muita consciência e responsabilidade, adequando o consumo dos nutrientes presentes em alimentos de origem animal que também são benéficos à saúde, através de outras fontes alimentares.

Fonte: VP- Nutrição Funcional (13/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário