segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Má alimentação de jovens preocupa nutricionistas

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que adolescentes não comem saladas e verduras.

Na Escócia, um casal perdeu a guarda dos sete filhos, incluindo uma filha recém-nascida, porque estavam todos obesos. Os assistentes sociais da cidade de Dundee acusam os pais de não terem condições de criar os filhos de forma saudável. A família junta pesa mais de meia tonelada! Só a mãe de 40 anos pesa 145 kg e o pai de 53 anos pesa 115 kg.
  • Aqui no Brasil, um levantamento inédito do Ministério da Saúde mostrou que os jovens brasileiros também comem muito mal. Nada de saladas e verduras. O que eles querem é biscoito e salgadinho. Levante a mão quem come salada todos os dias! E refrigerante, biscoito, bolacha, salgadinho?

Julia e Tiago são totalmente diferentes na escolha da comida.

“Eu como muita verdura, muitos legumes, muitas frutas. Eu também como muitos refogados, refogado de berinjela, abobrinha, quiabo, vagem. Eu tenho uma alimentação muito verde”, diz Júlia Ramos Cruz, de 17 anos.

“Eu não consigo comer uma comida saudável. Refrigerante é minha água. Eu tomo uns três litros de refrigerante por dia mais ou menos”, conta Tiago de Oliveira, de 18 anos.

Os gostos são tão diferentes que o Fantástico lançou um desafio. Primeiro, eles têm que escolher os pratos preferidos entre os restaurantes de um shopping. Enquanto eles escolhem, veja só o que revela um levantamento inédito do Ministério da Saúde: os alimentos preferidos dos adolescentes entre 10 e 19 anos são todos com muito açúcar, gordura e sal. “Porque é prático e rápido”, diz uma estudante. “Se for para lanchar, prefiro um fast food qualquer”, revela outra. Dos 33 mil entrevistados, 20% comem todos os dias biscoitos e salgadinhos industrializados; 30% raramente comem verduras e saladas.

  • "A gente já encontra entre os adolescentes, que é uma população ativa, 18% deles estão com excesso de peso. Isso é preocupante se a gente considera que o esperado é que somente 3% da população tenha excesso de peso”, diz Ana Beatriz Vasconcelos, nutricionista do Ministério da Saúde.
  • “A alimentação errada provoca obesidade, às vezes até baixo peso, porque o baixo peso também é muito comum, problemas de carência de vitaminas, outro problemas de colesterol. Nós temos adolescentes já com o nível de colesterol elevado”, diz a nutricionista Mariângela Gonzaga Ribeiro.

E agora, a surpresa! Julia e Tiago vão ter que trocar os pratos. “Hoje eu tava toda light mesmo, muito light não sei se vou comer tudo”, diz Julia. “Estou achando muito pouco e muito vegetal, e verdura, olha o tamanho do suquinho”, reclama Tiago. E aí, gostaram? “Olha foi bacana porque tem coisas aqui que eu nunca vi na minha vida, nunca comi, e experimentei, acho maneiro”, diz Tiago. “Eu acho que dá pra equilibrar, dá pra você comer uma coisa muito saudável, e também comer uma comida assim mais gordurosa”, opina Julia. “Acho que ela está certa, está certa”, conclui Tiago.

Fonte: Fantástico (25/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário