Os benefícios provenientes do consumo de fibras são inúmeros e um deles é a saciedade, que é importante para quem quer perder peso.
A fibra possui também como vantagens: o bom funcionamento do intestino, a prevenção de doenças e a menor absorção de gorduras.
Elas podem ser classificadas em: solúveis e insolúveis.
Quando consumidas regularmente, o grupo das solúveis promove uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares, já que ajudam a reduzir os níveis de LDL, o colesterol “ruim”. Além disso, colaboram para a prevenção e o tratamento do diabetes, pois retardam a absorção de glicose e diminuem a glicemia após as refeições.
Principais fontes das fibras solúveis são: aveia, cevada, leguminosas (feijão, grão de bico e lentilha), e frutas com casca ou bagaço, como maçã e laranja.
As fibras insolúveis estão associadas principalmente a um melhor funcionamento do intestino, pois aumentam o bolo fecal.
Fonte de fibras insolúveis: grãos e cereais integrais, como arroz e farelo de trigo.
Desta forma, o consumo de fibra torna-se fundamental para a saúde, de maneira geral, mas não se esqueça: todo aumento da ingestão de fibras deve ser acompanhado de uma boa dose de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário