Classificação das dietas:
Ovolactovegetarianos: dieta ocorre apenas a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação, aceitando o consumo os alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados.
Lactovegetarianismo: dieta não há consumo de carnes e ovos, logo a alimentação se basea em alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados.
Ovovegetarianismo: dieta é composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
Vegetarianismo estrito (conhecido como vegetarianismo verdadeiro): dieta composta unicamente por alimentos de origem vegetal. Este grupo não consome nenhum tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.
Semivegetariano: é aquela pessoa que consome carne (geralmente branca) em menos de 3 refeições por semana.
É de extrema importância para um (a) nutricionista saber a classificação quanto as formas de vegetarianismo, para que assim possa elaborar uma alimentação adequada, afim de estabelecer a melhor combinação de alimentos, reduzindo o risco à saúde por inadequação alimentar.A posição da American Dietetic Association (ADA, algo como Associação Norte-americana de Nutrição) é de que "dietas vegetarianas planejadas de forma apropriada são saudáveis, adequadas nutricionalmente e promovem benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças".
Lindo! Já virei fã!!
ResponderExcluir